quarta-feira, dezembro 26, 2007

Natal é quando o Homem quiser e a vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Matosinhos deixar

O espírito natalício tem destas coisas. Ficamos tão arrebatados pelo dever de dar, que a vereadora Joana Felícia, com o pelouro do Ambiente da CMM, quis dar aos trabalhadores da divisão de Higiene e Qualidade de Vida uma Ordem de Serviço (OS) muito especial:

Pela primeira vez em muitos e muitos anos, decidiu a vereadora, através da referida OS, que iria proceder-se à recolha de lixo na noite de 24 para 25 de Dezembro. Ou seja, a ceia de Natal deixaria de o ser, para ser lanche de Natal, uma vez que os trabalhadores da limpeza entram ao serviço às 21h.

Daqui, podemos retirar, entre outras coisas, que:

Para além da total insensibilidade social, a vereadora desconhece a especificidade do trabalho que devia dirigir: O grosso do lixo produzido na noite de 24 para 25 surge bem depois das 21 horas. Logo, à hora que os camiões deveriam estar a circular, o lixo seria pouco ou nenhum. Basicamente, circulariam vazios e completariam as zonas bem mais rapidamente do que o previsto.

Post it 1 - Nenhum trabalhador da CMM compareceu ao trabalho na noite de 24 para 25.

Post it 2 - Sejam quais forem as sensibilidades religiosas de cada um, a verdade é que a noite de 24 para 25 surge, para muita gente, como uma das poucas oportunidades para que toda a família se reúna, o que é cada vez mais difícil nos dias de hoje.

Post it 3 - Eu também sei que há profissões em que a extrema necessidade dos seus serviços obrigam a que trabalhem na noite de 24 para 25. Polícias, médicos, entre outros. Mas estes, por motivos óbvios.

Lanço daqui o apelo ao bussolista e vereador da Cultura da CMM, Fernando Rocha, que dê umas aulas disso mesmo - cultura - à sua colega do Ambiente. Explicar a cultura portuguesa, o que a noite de 24 para 25 ainda representa para as famílias portuguesas.

Sem comentários: