segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Futebóis

Tinha prometido a mim mesmo que não ia escrever aqui sobre futebol. Não porque não goste, longe disso, ou seja um tipo de intelectual-fundamentalista-anti-futebol, tipo Pacheco Pereira. É mesmo porque há futebóis que não me interessam, cheios de pontapés na lei - do jogo e não só - e com uma componente empresarial tão forte que descaracteriza os clubes enquanto entidades de paixão para uma espécie de racionalidade bolsista.



As declarações de Camacho, em relação a este Benfica, são paradigmáticas. Para ele, o segundo lugar é fundamental, porque dá acesso à Champions League. E a Taça UEFA não é tão importante, porque não garante nada para a época seguinte. Só que a Champions também não. Veja-se o exemplo do Liverpool, que um ano depois de ter-se sagrado campeão europeu, teve de disputar a terceira pré-eliminatória para conseguir qualificar-se.



Não gosto. Se para os grandes não há salvação - o caminho é mesmo este, até por uma questão de competitividade -, continuo a ir à bola com os clubes mais pequenos.

1 comentário:

marta r disse...

Ao menos, os clubes pequeninos não têm este tipo de preocupações....