terça-feira, julho 05, 2011

O puzzle*


Foi no dia 5 de Junho que o país deu uma volta tremenda de 360 graus, numa confusão de tonalidades que pouco ou nada há-de mudar no que está já traçado para nós por aquela gente estranha que veio de fora, sem rosto nem nome, que ficou célebre por um tal de “senhor olhos azuis”. Agora vem o puzzle que é a formação de um governo, que ninguém saberá muito bem para que serve, porque o programa a adoptar não será de qualquer um deles.

Mas nem só de puzzles políticos vive um leceiro. Temos também os puzzles que são as estradas do Concelho de Matosinhos, com um bocadinho de estrada à volta de cada buraco. Tenho para mim que, se juntarmos todos os pedacinhos de rua, havemos de conseguir uma estrada sem buracos fora da linha de mar. E uma é melhor que nada. Um bom exemplo é a Rua Óscar da Silva, uma das artérias que levava o Porto de Leixões até ao antigo terminal TIR. A grande surpresa, para alguns, é que esta rua não termina na rotunda ao cimo da Av. dr. Fernando Aroso. Continua mais para a norte e encontra-se com Perafita, numa zona que é um bocadinho de ninguém. Faz lembrar Gonçalves, também em Leça, por trás do renovado centro hípico, também numa fronteira, mas com Santa Cruz do Bispo.

Gonçalves não é bem um buraco, é uma nódoa que o poder local continua a ignorar, mas não totalmente. É uma zona sem passeios, com rua em paralelo, mas não toda. Eu explico: Há um espaço com direito a alcatrão e passeios, junto a uma superfície comercial, mas para lá chegar não há passeios; mais à frente, há uma rua que vai dar às traseiras do centro hípico que tem alcatrão mas também não tem passeios. Depois vamos de paralelo em paralelo até ao viaduto – em alcatrão – que liga às traseiras da Exponor e a uma das entradas da Quinta da Conceição – também sem passeios.

Leça é assim mesmo, um enorme puzzle que há anos tentam desmontar e descaracterizar.

*Publicado originalmente no jornal Notícias de Matosinhos.

Sem comentários: